Coordenador : Milena Barcz
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389635.2201.55155.15022023
Departamento/Setor: MND
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo do projeto de extensão é diverso, visto que a nutrição é uma área que possui diversas interdisciplinaridades e interesse constante da sociedade. Dentre os seguidores da página, temos tanto alunos da UFF como de outras universidades do Brasil, do mundo e seguidores fora do segmento acadêmico, que fazem parte da população geral.
Local de atuação: As discussões para direcionamento do projeto serão realizadas através de reuniões presenciais e/ou virtuais. Entretanto, o projeto em si terá foco voltado para a rede social Instagram. A ideia é fazer do constante acesso à essa rede social um meio digital para aproximar a sociedade da ciência.
Objetivo
Utilizar o Instagram para estimular o diálogo da sociedade com o meio acadêmico-científico, através do compartilhamento de conteúdo da rotina laboratorial, divulgação e explicação de linhas de pesquisa e a produção científica do grupo de pesquisa em Nutrigenômica e Nutrigenética da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Resumo
Os últimos anos trouxe muitos desafios para a ciência e dentre eles destaca-se a necessidade de aproximação da população com os cientistas e o que acontece dentro das universidades. Dessa forma, esse projeto tem como objetivo usar a rede social (Instagram) do Grupo de Pesquisa em Nutrigenética e Nutrigenômica (@nutrigenomica_uff) como ferramenta de aproximação da sociedade com os cientistas e o dia a dia de um laboratório de pesquisa em uma universidade federal. O projeto pretende aproximar a sociedade através da publicação de: - Vídeos com divulgação e explicação de protocolos e análises realizadas pelos alunos do grupo; - Vídeos temáticos com alunos do grupo explicando sua linha de pesquisa para a população; - Posts com divulgação de artigos científicos publicados pelo grupo, com explicação da sua importância para o tema investigado e para a sociedade. - Posts com resumo de artigos científicos recentes e com dados importantes de assuntos relevantes para a sociedade; - Divulgação de eventos relacionados e acessíveis relacionados à pesquisa. o dia a dia de um laboratório de pesquisa em uma universidade federal.